Portão, 18 de Outubro de 2017
Município de Portão
Brasão do Município

Os colonizadores

Os primeiros colonizadores, de origem européia, começaram a fixar-se, nas terras que hoje pertencem ao Município de Portão, em meados do século XVIII. Lusos e brasileiros receberam terras em sesmarias, com o compromisso de se fixarem nelas. Estes povos dedicaram-se à criação de gado, cultivo de frutas cítricas, plantação de cana-de-açúcar e mandioca.

Os imigrantes alemães começaram a chegar no início no ano de 1824. Tiveram como principal atividade a agricultura, porém alguns deles exerciam paralelamente ofícios como os de carpinteiro, ferreiro, etc.

Origem do nome

Uma das versões sobre a origem do nome do Município de Portão refere a construção de um portão que separava as terras da Real Feitoria do Linho Cânhamo (empresa do Governo, que se instalou em 1789, com o objetivo de cultivar linho cânhamo) das demais propriedade. Esse portão deu nome ao Arroio Portão e, posteriormente, ao Município de Portão.

Emancipação Política

A emancipação política ocorreu a 09 de outubro de 1963, conforme a Lei Estadual nº 4.579, de 09 de outubro de 1963, sancionada pelo então Governador, Dr. Ildo Meneghetti. A base territorial foi constituída principalmente pelo Município de São Sebastião do Caí e uma pequena parcela dos Municípios de Estância Velha, São Leopoldo e Canoas.

Localização

O Município de Portão localiza-se na depressão central (zona fisiográfica), na microregião homogênea 308, e está inserido na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dista 43 quilômetros da Capital, Porto Alegre.

ÁREA DO MUNICÍPIO: 157,40/km²

POPULAÇÃO: Aproximadamente 30.000 habitantes

RELEVO: Planícies e coxilhas onduladas, mas sem grandes elevações.

CLIMA: Temperado

ALTITUDE: Média de 42,12m, sendo a máxima de 46,00m e a mínima de 6,00m.

Geograficamente encontra-se a 81º 43' 26" de latitude e 142º 3' e 51" de longitude.

Renda Per Capita

Conforme dados da Fundação de Economia e Estatística do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Município de Portão, no ano de 2002, foi o 8º colocado em renda per capita no Estado, ficando em 2º lugar entre os Municípios com população acima de 10.000 habitantes.

Municípios Limítrofes

NORTE: Ivoti, São José do Hortêncio e Lindolfo Collor;

SUL: Canoas, Sapucaia do Sul e Nova Santa Rita;

LESTE: Estância Velha e São Leopoldo;

OESTE: São Sebastião do Caí e Capela de Santana.

Volksfest

Festa Tradicional

A Volksfest - festa do povo, ocorre sempre no mês de outubro, fazendo parte das comemorações da emancipação política. É a maior e mais tradicional festa do Município e abrange diversas atividades, como mostra de Indústria e Comércio, Shows, bailes, gincanas, feira de artesanato, entre outras.

Ofício dos Registros Públicos de Portão - RS - Todos os direitos reservados

Rua Manaus, 133, Centro , Portão/RS - Fone: (051) 3562-1563